Posted by & filed under Notícias.

No dia 25 de abril, o sócio Fabiano Jantalia proferiu palestra sobre o regime jurídico dos juros no Brasil, em seminário promovido pela OAB/DF, em Brasília.

Organizado pela Comissão de Direito Bancário da Seccional do Distrito Federal, o seminário reuniu representantes da comunidade jurídica local para o debate e a reflexão sobre os componentes do custo do crédito hoje no Brasil. Além disso, buscou discutir a forma como a legislação tem sido aplicada pelos Tribunais. O seminário abordou tanto os aspectos jurídicos quanto os aspectos matemáticos sobre o cálculo dos juros, especialmente em sede de liquidação.

A palestra do sócio Fabiano Jantalia abordou o regime jurídico dos juros. Em sua exposição, Jantalia apresentou toda a evolução da legislação brasileira sobre o tema, desde a época colonial até os dias atuais. Além disso, expôs, com dados e gráficos, a estrutura das taxas de juros bancários no Brasil.

Por fim, o sócio do JVA traçou um panorama das principais controvérsias jurisprudenciais sobre o tema e a posição que tem prevalecido sobre cada uma delas no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Posted by & filed under Notícias.

O jornal Correio Braziliense publicou hoje matéria sobre o sistema financeiro islâmico, que compreende um conjunto de operações financeiras estruturadas para se adequar aos preceitos da religião islâmica. A matéria contou com a participação do sócio Fabiano Jantalia, que desenvolveu sua tese de doutorado acerca do assunto.

Na reportagem, Jantalia afirma que toda a lógica dessas operações está baseada em uma visão diferente que os muçulmanos possuem acerca do dinheiro. “Como não consideram o dinheiro uma mercadoria, não pode ser objeto de comércio. O capital deve estar sempre relacionado a algum tipo de atividade produtiva”, afirmou o sócio do JVA.

Ainda segundo Jantalia, isso leva a uma atuação bastante diferenciada por parte dos bancos. “O banco vira parceiro, partilhando os riscos com o sócio”, explica ele.

A íntegra da matéria está disponível no site do jornal e pode ser acessada neste link.